As organizações de pequeno porte enfrentam um grande dilema na hora de migrar para a nuvem: como decidir o que vai para a cloud e o que fica “em casa”? É preciso considerar uma série de fatores, como a quantidade de dados armazenados pela empresa, questões de segurança e a maneira como será feita a migração.
Para ajudar as PMEs nesse desafio, a Jitscale, fornecedora de gerenciamento de infraestrutura de nuvem, recentemente lançou o chamado “Cloud Migration Guide” (“Guia de Migração para a Nuvem”). O guia contém alguns conselhos sobre se as empresas devem ou não enviar as funções vitais do seu departamento de TI para a nuvem.
Eelco van Beek, vice-presidente executivo da Jitscale, disse por meio de um comunicado à imprensa que “muitas vezes as PMEs têm dúvidas sobre a nuvem e como elas podem se beneficiar com seu uso”. Para ajudar a identificar quais aplicações e tipos de dados devem ser levados para a nuvem e quais devem permanecer sob a asa da empresa, a Jitscale compilou sete principais perguntas que as PMEs devem responder.

1- A sua organização classifica os dados em categorias, como “confidencial” ou “secreto”, e essas classificações proíbem esses dados de serem colocados em uma infraestrutura compartilhada ou terceirizada?

Funciona da seguinte forma: se algo é classificado como confidencial ou secreto, ele precisa cumprir com as políticas da sua empresa em relação a tais classificações. Por exemplo, se a sua política de segurança proíbe que informações consideradas confidenciais fiquem alocadas fora da empresa, você não deve mover esses dados para a nuvem.

2- Existem quaisquer obrigações regulamentares ou contratuais sobre armazenar dados em uma jurisdição específica?

Individualmente, países e estados possuem diferentes leis que regem a forma como os dados são armazenados, de acordo com a Jitscale. Essa questão é especialmente importante para os conjuntos de dados que contenham informações sensíveis ou que levantem preocupações com a privacidade. Certifique-se de que você sabe onde os data centers estão localizados e quais são as regulamentações sobre armazenamento de dados que os regem.
Por exemplo, o relatório cita que o armazenamento de dados em data centers nos Estados Unidos pode tornar possível para o governo norte-americano acessar suas informações usando as regulamentações do Patriot Act – uma lei do Congresso que, entre outras ações, facilitou a obtenção de informações por agências de inteligência norte-americanas sobre indivíduos ou empresas.

3- Alguma aplicação depende de outras aplicações ou requer hardware especializado para funcionar?

Algumas aplicações requerem outras aplicações ou hardware especializado para funcionar. Para aqueles que o fazem, certifique-se de que esses aplicativos e/ou hardwares podem ir com eles para a nuvem ou se podem funcionar em separado.

4- Suas aplicações estão hospedados em ativos subutilizados?

Se um aplicativo ocupa apenas uma pequena fração do espaço de um servidor local, migrar esse aplicativo para a nuvem irá liberar o servidor atual para outros fins – o que pode até mesmo poupar dinheiro e eliminar custos operacionais.

5- Existe alguma licença restritiva nas aplicações utilizadas atualmente que proíbe que elas sejam executadas na nuvem?

Nem todos os desenvolvedores e vendedores querem que seus softwares sejam implantados na nuvem. Antes de migrar suas aplicações, reveja suas licenças e verifique com seus fornecedores se eles oferecem suporte para as aplicações que forem armazenadas na nuvem. Se a resposta for não, então elas devem permanecer onde estão: em casa. No entanto, o relatório da Jitscale destaca que essa pode ser uma boa oportunidade para experimentar novos fornecedores que possuem uma gama maior de suporte para tecnologias emergentes.

6- Será que alguma de suas aplicações empresariais tem uma necessidade imediata de expandir? Elas estão ficando sem capacidade de rodar?

Aplicações que requerem mais capacidade ou flexibilidade estão prontas para a nuvem. Essas aplicações que têm grandes momentos de pico de uso ou necessidade de expandir sua capacidade quando a carga de trabalho aumenta. Tais aplicações precisam de maior escalabilidade, o que torna a nuvem um ambiente ideal.

7- Existem aplicações que precisam ser lançadas em escala global?

Aplicações que têm alcance global precisam estar geograficamente perto do seu público-alvo, a fim de oferecer a melhor experiência para o usuário. Um exemplo disso são aplicações de marketing e publicidade, tais como sites e aplicativos móveis. Construir infraestruturas geograficamente dispersas para acomodar essas aplicações é um empreendimento caro. Em vez disso, a migração deles para nuvens já localizadas nessas regiões geográficas é uma alternativa de baixo custo.

Fonte: Canal Tech

http://corporate.canaltech.com.br/dica/cloud-computing/O-que-sua-empresa-deve-realmente-enviar-para-a-nuvem/